• Fixo: (31) 3504-2616 | Cel/WhatsApp: (31) 99636-1528

Notícias

40 curiosidades interessantes sobe cavalos

40 curiosidades interessantes sobe cavalos

Cavalo é um mamífero herbívoro da ordem dos ungulados, uma das três subespécies modernas da espécie Equus ferus. A denominação para as fêmeas é égua, para os machos não castrados é garanhão, para os machos castrados é capão, e para os filhotes é potro. 

Nome científico: Equus caballus
Expectativa de Vida: 25 – 30 anos
Período de Gestação: 11 – 12 meses
Peso: 380 – 1.000 kg (Adulto)
Velocidade: 88 km/h (Maximum, correndo)
Altura: 1,4 – 1,8 m (Adulto, até à cernelha)

 

  1. O cavalo é um mamífero do gênero Equus e espécie Equus ferus.
  2. Além do cavalo, os equídeos mais conhecidos são o jumento e a zebra.
  3. A mula é um híbrido entre a égua e o jumento. Na verdade, os filhotes fêmeas são chamados de mulas e os machos, de burros.
  4. A denominação para o cavalo macho é garanhão; para a fêmea, égua; para o filhote, potro.
  5. A palavra cavalo veio do latim caballus.
  6. Equus significa “veloz” em grego.
  7. Um dos antepassados do cavalo é um pequeno animal extinto chamado mesohippus (“meio cavalo”). O mesohippus viveu há cerca de 40 milhões de anos.
  8. Acredita-se que os primeiros cavalos tenham sido domesticados em 6 000 antes de Cristo, ou até mesmo antes disso.
  9. Assim como a dos elefantes, a sociedade dos cavalos (afinal, trata-se de um animal que vive em grupo) é matriarcal.
  10. A gestação da égua dura 336 dias (que dão exatos 11 meses) o que a torna mais longa do que a humana.
  11. Os potros conseguem se sustentar nas duas pernas (diga-se, ficar em pé) apenas duas horas depois de nascidos.
  12. Cavalos tem excelente memória. Eles são capazes de reconhecer uma pessoa anos depois de tê-la visto pela última vez.
  13. Os cavalos vivem em média 25 anos – embora tenham sido registrados indivíduos com até 40 anos.
  14. Você sabia que é possível determinar a idade de um cavalo observando seus dentes?
  15. Um cavalo bebe em torno de 50 litros de água por dia.
  16. Ainda existem cavalos selvagens? Sim, em diversas partes do mundo. E primitivos? Sim, mas a única espécie sobrevivente de equídeo primitiva é o cavalo-de-przewalsky.
  17. Outra raça de cavalo selvagem primitiva é o tarpan (que afirmam ser antepassado dos cavalos árabes). Infelizmente, o último tarpan desapareceu da natureza por volta do ano de 1 850.
  18. A segunda espécie selvagem – mas nem tão primitiva assim, devido à sua semelhança com a zebra – a desaparecer da natureza foi o quagga. O quagga era um animal exótico, com corpo de mula e pescoço e cabeça listrados como a zebra. O último exemplar foi caçado em 1 878.
  19. Os cavalos lendários mais conhecidos são o unicórnio (cavalo com um chifre no meio da testa) e o pégaso (espécie de cavalo alado). Nos contos folclóricos brasileiros, existe a mula sem cabeça, um animal que, embora não possua cabeça, cospe fogo.
  20. Existem mais de 300 raças de pôneis e cavalos.
  21. As raças de cavalos mais valorizadas são: quarto de milha, puro sangue inglês, appalooza, percheron, paint horse, lusitano, mustang, andaluz, galloway, frísio, shire, bretão e árabe.
  22. As raças brasileiras: mangalarga, pampa, campolina e crioulo.
  23. A raça mais antiga é a árabe. Só para se ter uma ideia, a árabe já era conhecida dos antigos egípcios. Acredita-se que seja a precursora de todas as raças modernas.
  24. A raça mais veloz é o puro sangue inglês, que chega a atingir 80 quilômetros por hora. Acredite se quiser, mas ele é capaz de fazer 400 metros em apenas 20 segundos.
  25. O nome mangalarga advém do nome da fazenda onde essa raça começou a ser criada.
  26. Você sabe como é chamada a fobia a cavalos? Equinofobia ou hipofobia.
  27. Uma das bebidas típicas do interior do Quirguistão e outros países da Ásia Central é uma bebida fermentada à base de leite de égua.
  28. Sabia que existiu uma deusa galo-romana protetora dos cavalos, mulas e burros? A tal deusa se chamava Epona e era, principalmente, uma deusa da fertilidade. Epona costumava ser representada montada num cavalo.
  29. Os gregos diziam que o cavalo brotou da terra por obra do tridente do deus Netuno.
  30. Os cavalos mais famosos da história são: Bucéfalo (cavalo de Alexandre Magno) e Incitatus (do imperador romano Calígula).
  31. Alexandre, o Grande fundou uma cidade em homenagem a seu cavalo Bucéfalo. O nome da tal cidade? Bucéfala, obviamente.
  32. Incitatus, cavalo do imperador Calígula, tinha dezoito criados pessoais e dormia no meio de mantas púrpuras. Conta-se que a obsessão de Calígula por seu cavalo era tamanha que ele quis elegê-lo cônsul.
  33. Uma das figuras mais emblemáticas do período medieval é a do cavaleiro. Os cavaleiros geralmente pertenciam à nobreza. Começavam a ser iniciados aos 7 anos e aos 10, começavam a servir aos senhores “feudais”. O reconhecimento como cavaleiro só acontecia aos 20 anos. O ritual da sagração ocorria num combate simulado durante uma festa. Durante as cruzadas, os cavaleiros se transformaram em defensores da fé contra infiéis e hereges.
  34. Segundo o Islã o profeta Maomé ascendeu aos céus montado num cavalo.
  35. Os cavalos mais famosos da ficção são: Trigger (cavalo do cowboy Roy Rogers) e Tornado (do justiceiro Zorro).
  36. Apesar de ainda ser tabu no Brasil, a carne de cavalo é consumida em diversos lugares, principalmente China e países da Europa. Detalhe: o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de carne de cavalo.
  37. Os cortes mais comuns de cavalo são lagarto, filé mignon, contrafilé, patinho, peito, alcatra e peixinho. Devido à conformação do animal, não existe picanha e cupim.
  38. Você sabia que existe sushi de cavalo? Apesar de ser um tanto adocicada e mais difícil de mastigar, a carne de cavalo é servida crua em diversos restaurantes mundo afora, principalmente no Japão.
  39. Chamados de esportes equestres, os principais esportes praticados com cavalos são: corrida, adestramento (conhecido como dressage), polo, enduro e salto.
  40. Depois do elefante, o cavalo de tração é considerado um dos animais terrestres mais fortes do mundo. Pode exercer uma força proporcional a seu peso. Um cavalo de 1 tonelada pode arrastar um peso parecido.

U